Alcance Desligado
Alcance
km Set radius for geolocation
Buscar

Acre estuda adotar sistema de transplantes do Paraná

Acre estuda adotar sistema de transplantes do Paraná
Paraná

A Central de Transplantes do Paraná recebeu a visita da coordenação da Central de Transplantes do Acre. O objetivo é trocar conhecimentos e replicar as estratégias utilizadas pelo Paraná para conseguir doadores efetivos e manter os altos números de transplantes. Dados do último levantamento de 2017 mostram que em julho o Paraná realizou 50 doações, o maior número até agora já registrado.

“Estamos aqui para aprender com a experiência da Central e conhecer a estrutura que o Estado oferece. A Central de Transplantes do Paraná hoje é uma grande referência em termos de doações e transplantes no Brasil”, afirmou a coordenadora da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre, Regiane Ferrari.

O Ministério da Saúde promove reuniões trimestrais entre os coordenadores das centrais de transplantes estaduais. A diretora do Paraná, Arlene Badock, salienta que o Estado tem apresentado bons números tanto no acesso quanto nos resultados pós-transplantes, o que faz com que o Paraná seja referência no assunto.

“Registramos 37,2 doadores efetivos por milhão de habitantes. Este número é um dos maiores índices nacionais e representa o bom trabalho que estamos realizando. Esperamos que nossos esforços possam ser aplicados em outros estados e desta forma aumentar os números em todo o país”, destacou Arlene.

INCENTIVO – O Governo do Estado do Paraná mantém, desde 2014, a campanha Doação de Órgãos, Fale Sobre Isso, para estimular que a população aborde o assunto e declare a seus familiares sua intenção. Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que a negativa familiar é o principal motivo da não doação. A média nacional de recusa familiar é de 43%, enquanto o Paraná registrou uma média de 33%.

Quem desejar ter mais informações sobre a campanha e sobre a doação de órgãos no Paraná, basta entrar em contato com a CET pelo e-mail sesatran@sesa.pr.gov.br.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com